O que é junto na Umbanda?

O que é junto na Umbanda?

O Orixá Adjuntó, Ajuntó ou simplesmente Juntó é o Orixá que acompanha o Orixá da Cabeça, um segundo Orixá, formando um par. O Orixá de Frente é aquele que guiará a pessoa enquanto ela estiver encarnada, o Adjuntó é o auxiliar, interferindo e amparando quando houver um desequilíbrio.

O que é carrego de santo?

Lá, ela equivaleria ao que Goldman define como "carrego de santo": as entidades assentadas no terreiro que habitam a cabeça do adepto, podendo manifestar-se durante o transe 8. ... Determinar esse santo consiste em estabelecer seu enredo, sua relação com os outros orixás.

Quais são as obrigações do candomblé?

Obrigações no candomblé são ritos realizados após a feitura (iniciação) para fortalecer os laços entre a filha de santo e seu orixá; a sequência desses ritos descreve uma trajetória de crescimento e maturação no terreiro.

Quantos orixás uma pessoa pode ter?

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás. No conjunto das religiões afro-brasileiras, os orixás podem assumir diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota.

Como saber meu Orixá junto?

Muito bem, outra forma descobrir: você está num terreiro e seu Pai/Mãe de Santo incorpora o GUIA CHEFE DO TERREIRO e ele vai passando e dizendo, um por um, para cada um dos Médiuns: "Você é filho desse Orixá com esse Orixá... desse Pai com essa Mãe".

Como saber meu Orixá na Umbanda?

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

O que é uma pessoa Ekedi?

Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que "não incorporam", ou "entram em transe", ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

O que é ser um Abian?

Abiã é toda pessoa que entra para a religião do candomblé, sendo também chamado de filho de santo, após ter passado pelo ritual de lavagem de fio de contas e o bori. Poderá ser iniciada ou não, vai depender de o orixá pedir a iniciação.

Como se chama a obrigação de 3 anos no candomblé?

Outra obrigação é feita aos três anos de feitura (odú kétà), algumas casas ou nações fazem também uma de cinco anos, mas no candomblé ketu considera-se um ano, três e sete anos. Ele ou ela permanecerá como Iaô até completar os sete anos de feitura e fazer a obrigação de sete anos (odu ejé).

O que significa estar de obrigação?

Significado de Obrigação substantivo feminino O ato de obrigar; o fato de estar obrigado a; dever, preceito. ... [Jurídico] Vínculo jurídico por meio do qual uma pessoa é obrigada a pagar uma dívida ou cumprir um dever legal.

Qual a origem do candomblé?

  • O Candomblé é uma religião de origem africana que ficou popular no Brasil com a chegada de pessoas que foram escravizadas no país. Considerada afro-brasileira, essa religião é do tipo monoteísta, o que significa que os cultuadores acreditam em um Ser Supremo.

Quais são os cultos do candomblé?

  • Os cultos do candomblé são conhecidos por sua rica iconografia, que fascina e encanta aqueles que assistem às cerimônias. Muitas vezes se dá demasiada atenção às festas do candomblé, que são seu aspecto mais público e visível, deixando de considerar que a religião dos candomblés também corresponde a toda uma visão de mundo.

Quais são as festas do candomblé?

  • Destacam-se as cerimônias que iniciam o ano-novo do calendário do candomblé, entre agosto e setembro, como as do "Inhame Novo" ou as "Águas de Oxalá", bem como o ciclo de festas que se estende entre setembro e dezembro, homenageando várias divindades na sequência. Além disso, os orixás podem ser cultuados em várias outras circunstâncias.

Quais são os rituais do candomblé?

  • No Candomblé, os rituais, cerimônias, culto e outras comemorações são realizados através de danças, cânticos, batidas de tambores, minerais, oferendas de vegetais, objetos e em alguns casos o sacrifício de animais.