Ajuizada a ação rescisória no prazo legal, o Tribunal rescindirá (juízo rescindente) a segunda decisão (de índole condenatória), e emitirá nova decisão (juízo rescisório), desta vez declarando a extinção sem análise de mérito, tendo em vista a coisa julgada (art. 485, V, do CPC).
JUÍZO RESCINDENTE: é a decisão que, após ter sido proferido juízo rescisório, substitui a anterior, apreciando novamente a matéria controversa.
Aquele que tem por objetivo rescindir a sentença transitada em julgada, arguida de vício capitulado na lei como motivo de sua insubsistência. O juízo subsequente, a seu turno, visa promover novo julgamento da causa, uma vez rescindida a decisão.
É com a importância deste grande instituto jurídico, que é a coisa julgada, que as decisões judiciais são sedimentadas e embasadas, a fim de que se tornem a exteriorização da pretensão da parte autora, ou da parte ré, em conjunto com o entendimento e julgamento do poder jurisdicional.
1. Que dá motivo a rescisão; que rescinde. 2. Que serve para rescindir.
Que dá motivo a rescisão; que rescinde. 2. Que serve para rescindir.
Conforme prevê o artigo 967 do Novo CPC, podem propor a ação rescisória: I – quem foi parte no processo ou o seu sucessor a título universal ou singular; II – o terceiro juridicamente interessado; ... IV – aquele que não foi ouvido no processo em que lhe era obrigatória a intervenção.
Em regra, o prazo para se propor uma ação rescisória é de 2 (dois) anos a contar do trânsito em julgado da última decisão proferida no processo.
Senhores advogados e partes, O valor da causa da ação rescisória que visa desconstituir decisão da fase de execução corresponderá ao valor apurado em liquidação de sentença. ...
Após a publicação da sentença, o juiz só poderá alterá-la para corrigir inexatidão material ou lhe retificar erro de cálculo, ou por meio de embargos de declaração, sendo vedado cassar decisão anteriormente proferida.