Como falamos anteriormente, o jitter é a variação constante nos testes de Ping. Já o Ping é a latência da rede. Ou seja, quanto tempo um pacote de dados demora para ir do seu computador até o servidor e voltar.
Na tecnologia via satélite a latência sobe para 500 ms e as conexões via rádio, os valores de latência podem estar em torno a 80 ms. Sendo assim, se você fez o teste, saiba que a latência entre 50-100 ms é boa para internet. Caso seja gamer, seria ideal contar com uma latência até 20 ms.
Do ponto de vista de uma rede IP, o jitter pode ser entendido como a variação no tempo e na seqüência de entrega das informações (ex.: pacotes) devido à variação na latência (atrasos) da rede. Alatência e oatraso são parâmetros importantes para a qualidade de serviço das aplicações IPTV.
Jitter é uma variação estatística do atraso na entrega de dados em uma rede, ou seja, pode ser definida como a medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados. Observa-se ainda que uma variação de atraso elevada produz uma recepção não regular dos pacotes.
Entre as causas do jitter estão a interferência eletromagnética (EMI) e a interferência com outros sinais (diafonia). O jitter pode ser resolvido com uma série de sincronizações de relógio complicadas, incluindo sincronizações de hardware e software ou protocolos.
Latência é o fator que assegura qualidade na velocidade da internet, uma expressão de quanto tempo leva para um pacote de dados ir de um ponto designado para o outro, o sinônimo de latência na rede é de atraso.