este termo significa que você ainda não tem placas obstrutivas em artérias coronárias com indicação de realizar algum procedimento invasivo. Entretanto, estas irregularidades parietais está dizendo que você tem doença arterial coronariana insipiente.
As artérias coronárias constituem-se nos primeiros ramos emergentes da aorta, logo acima do plano valvar aórtico, e seu início pode ser observado nos dois óstios das artérias coronárias, situados nos seios aórticos ou seios de Valsalva direito e esquerdo.
A doença arterial coronariana (DAC) é o resultado da obstrução das artérias coronárias - os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração. O conjunto de artérias coronárias constitui a circulação coronária. As artérias coronárias podem ser obstruídas por placas de gordura que vão se depositando em seu interior.
A artéria circunflexa, originando-se do seio coronariano direito ou da artéria coronária direita com um trajeto retroaórtico ou pelo sulco atrioventricular posterior, é a anomalia congênita da artéria coronária mais frequente1.
As artérias coronárias são as artérias que constituem a circulação coronária. A sua função é transportar o sangue de e para o músculo cardíaco. As principais artérias são a artéria coronária esquerda e a artéria coronária direita, das quais partem várias ramificações.