INTOXICAÇÃO CUMARÍNICA RELACIONADA A INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA COM ANTIMICROBIANOS: SÉRIE DE CASOS EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. Apesar de novos anticoagulantes estarem disponíveis no mercado, a varfarina é um dos anticoagulantes mais utilizados no mundo¹, principalmente devido ao seu menor custo.
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE INTOXICAÇÃO POR CUMARÍNICOS Pode ser feito com condições que alteração o coagulograma, especialmente o TAP, como deficiência de vitamina K, deficiência hereditária de enzimas do ciclo da vitamina K, deficiência do fator VII ou X.
Somente após controle dos eventos hemorrágicos é possível reiniciar terapia cumarínica em dose baixa, continuando o tratamento com heparina em 2-3 dias posteriores. A dose de varfarina pode ser au- mentada gradualmente com o decorrer o tratamento, a fim de aperfeiçoá-la de acordo com a melhora clínica do paciente.
O que é a anticoagulação? Os anticoagulantes, como o nome indica, são medicamentos que evitam a coagulação do sangue, evitam a formação de coágulos ou impedem seu crescimento e favorecem sua dissolução (desaparecimento), caso já tenham sido formados.
Atualmente, os raticidas têm efeito anticoagulante, ou seja, impedem o processo de coagulação sanguínea provocando hemorragias, o que leva o roedor à morte. O mecanismo de ação desses raticidas se dá pela inibição da síntese, no fígado, de vitamina K, muito importante no processo da coagulação sanguínea.
O diagnóstico é clínico e às vezes com teste da atropina, determinação dos níveis de acetilcolinesterase eritrocitaria ou ambos.
Diagnóstico de intoxicação por chumbo O diagnóstico da intoxicação por chumbo baseia-se nos sintomas e em um exame de sangue. É preciso fazer exames de sangue frequentes nos adultos cujo trabalho consista na manipulação de chumbo.
Resumo: Cumarínicos são produtos utilizados como rodenticidas que ao serem ingeridos por animais causam inibição da síntese hepática de fatores de coagulação dependentes da Vitamina K1, como a da protrombina (fator II) e os fatores VII, IX e X.
Varfarina Sódica é indicado para a prevenção primária e secundária do tromboembolismo venoso, na prevenção do embolismo sistêmico em pacientes com prótese de válvulas cardíacas ou fibrilação atrial e na prevenção do acidente vascular cerebral, do infarto agudo do miocárdio e da recorrência do infarto.