As interjeições constituem uma classe de palavras cuja função é a de expressar surpresa, susto, hesitação, alegria etc.
A interjeição é a palavra ou expressão invariável que corresponde as diversas emoções do emissor ou do escritor, como saudade, espanto, alívio, medo, etc. Uma determinada interjeição pode ter sentido variado e possibilitar interjeições diferentes com sentidos similares. Leia os exemplos abaixo: Exemplo 1: Ah!
A interjeição é a expressão da língua usada para exprimir um sentimento de dor, alegria, admiração, irritação, etc. É uma espécie de grito com que o falante traduz de modo vivo suas emoções. A mesma reação emotiva pode ser expressa por mais de uma interjeição.
Ela expressa sentimentos, sensações, estados de espírito, sendo sempre acompanhadas de um ponto de exclamação (!). As interjeições são consideradas "palavras-frases" pois representam frases-resumidas, formadas por sons vocálicos (Ah! Oh! Ai!), por palavras (Droga!
Espanto ou Admiração: Oh!, Ah!, Uai!, Puxa!, Céus!, Quê!, Caramba!, Opa!, Virgem!, Vixe!, Nossa!, Hem?!, Hein?, Cruz!, Putz! Impaciência ou Contrariedade: Hum!, Hem!, Irra!, Raios!, Diabo!, Puxa!, Pô!, Ora!
A interjeição é uma palavra invariável (não sofre variação em gênero, número e grau) que representa um recurso da linguagem afetiva. Ela expressa sentimentos, sensações, estados de espírito, sendo sempre acompanhadas de um ponto de exclamação (!). Ai!), por palavras (Droga! ...