A diminuição na capacidade de estabilizar os sistemas da coluna para manter as zonas neutras dentro de limites fisiológicos é chamada de instabilidade vertebral.
Espondilolistese significa escorregamento para frente de um corpo vertebral na coluna. O problema é mais comum na região lombar (parte inferior da coluna). Pacientes com espondilolistese podem ter dor nas costas, desvios posturais ou sintomas de compressão de nervo, como dor na perna, choque ou formigamento.
A instabilidade da coluna vertebral pode levar ao surgimento de dores lombares, em resposta a uma frouxidão ligamentar e/ou dos músculos paravertebrais. Geralmente a coluna "estala" constantemente com pequenos movimentos.
Coluna vertebral (espinha)RegiõesCervical, torácica, lombar, coccígeaLigamentosLongitudinal (anterior, posterior), ligamento flavum, interespinhoso, supraespinhoso, nucal, alar, ligamento cruciforme do atlas, costotransversário, ligamentos da cabeça das costelas (intra-articular, radiado)
O sistema local é formado por músculos ligados diretamente à vértebra e responsáveis pela estabilidade e controle segmentar. Tais músculos são o multífido lombar (ML), o transverso do abdome (TA) e as fibras posteriores do oblíquo interno (OI).
Listese é escorregamento. Retrolistese é o escorregamento de um corpo vertebral em relação ao outro para trás. Anterolistese é o escorregamento para frente, laterolistese é o deslocamento lateral de uma vértebra e listese é o escorregamento que mostra uma instabilidade.
Como é feito o tratamento No caso da espondilolistese, quando o desvio é apenas de grau 1 ou 2, e , por isso, o tratamento é feito apenas com: Uso de remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno: diminuem a inflamação dos discos das vértebras, aliviando a dor e o desconforto.
Fraturas toracolombares são rupturas nas vértebras nas regiões torácica e lombar da coluna vertebral. Elas podem estar associadas à ruptura dos complexos ligamentares e podem acarretar a instabilidade ou compressão de estruturas neurais. As fraturas toracolombares são o desfecho usual de um trauma toracolombar.