Os animais peçonhentos e venenosos possuem em comum o fato de produzir veneno. O que os diferencia é a presença de uma estrutura para inocular (injetar, transmitir) essa substância. Os animais peçonhentos possuem um aparelho para inocular o veneno.
Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos de animais peçonhentos, que são responsáveis por causar inúmeros acidentes, tanto nas cidades quanto nas áreas rurais.
Os peçonhentos são os que têm a capacidade de injetar substâncias tóxicas por meio das presas. Já os venenosos são aqueles que causam envenenamento passivo por ingestão ou contato, como as lagartas ou taturanas, os sapos e peixes, como o baiacu.
naja Graças a sua grande capacidade de produzir veneno, a naja pode cuspir 40 a 50 vezes seguidas e ainda dar uma picada fatal. Seu veneno é neurotóxico, capaz de paralisar e interromper a comunicação entre os nervos e os músculos.
Como coletar serpentes Para a contenção, utilize gancho, pinção ou laço de Lutz. - A caixa para transportar o animal pode ser de madeira ou plástico resistente. Não utilize caixas de papelão, pois umedecem facilmente, tornando-se frágeis. Um chumaço de algodão embebido em água pode ser colocado junto ao animal.
Animais venenosos são aqueles que produzem as substâncias tóxicas (veneno), mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões) provocando envenenamento passivo por contato (taturana), por compressão (sapo) ou por ingestão (peixe baiacu) demonstrada na figura 2.