O adjetivo inflamável, "que se pode inflamar ou que se inflama facilmente", se formou no próprio português, em meados do século XVI, a partir do verbo inflamar, "pôr fogo ou pegar fogo", que é cerca de duzentos anos mais velho.
O contrário de inflamável é: Principais antônimos de inflamável: 1. ininflamável, ignífugo.
[Figurado] Afogueado; apaixonado, excitado, irritado.
Líquidos inflamáveis. 20.2.1 Para efeito desta Norma Regulamentadora, fica definido "líquido inflamável" como todo aquele que possua ponto de fulgor inferior a 70ºC (setenta graus centígrados) e pressão de vapor que não exceda 2,8 kg/cm2 absoluta a 37,7ºC (trinta e sete graus e sete décimos de graus centígrados).
Líquidos inflamáveis: são líquidos com ponto de fulgor menor ou igual a 70ºC. Esses produtos entram em combustão com mais facilidade, assim como acetileno, solvente, gasolina, benzeno, detergentes sintéticos.
Assim, todas as palavras da família de inflamar (palavras cognatas) deverão ser escritas com i: inflamar, inflamação, inflamatório, inflamável, inflamado, inflamativo,… Todas as formas conjugadas do verbo inflamar deverão também ser escritas com i.
A diferença crucial entre combustível e comburente diz respeito à função de cada um em uma combustão. O combustível é o elemento que possui suscetibilidade a entrar em combustão. O comburente, por sua vez, é o que alimenta a queima do combustível, o elemento que o faz entrar em combustão.
A NR 20 dispõe que as instalações devem possui um plano de inspeção e manutenção das instalações de inflamáveis e líquidos combustíveis. As instalações devem ser inspecionadas periodicamente com foco na segurança e saúde no ambiente de trabalho.