Individualismo é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e a liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade ou ao Estado. ... O exercício da liberdade individual implica escolhas, que, nas sociedades contemporâneas, frequentemente estão associadas a um determinado projeto.
O conceito de "individualismo", em termos gerais, e sem enveredar pelas controvérsias a ele relacionadas, remete a um conjunto de idéias e valores que colocam o indivíduo particular no centro das atenções e tendem a atribuir a este indivíduo a possibilidade de realização pessoal, de forma independente daqueles que os ...
O individualismo é um dos problemas não- sociais que impede muitas vezes que uma sociedade inteira evolua. Esse problema pode tornar-se uma patologia moral e até prejudicar a economia de um país. ... O individualista se vê contrário ao coletivo, tendo comportamentos egoístas e frios com os demais de sua sociedade.
indivíduo da modernidade é livre, segundo Simmel [...]. ... É um fenômeno psíquico que repercute na vida individual, é um fenômeno também social por ter sentido compartilhado. Nesse contexto é que Simmel empreende a sua análise sobre a função do dinheiro na vida moderna.
O individualismo assumiu um papel de fundamental importância no desenvolvimento da cultura ocidental. O processo de individualização ganha forças com o Renascimento através do Humanismo, e o homem configura-se como lugar central de suas ações. Portanto, essa mudança afetou não somente o homem, mas a própria cultura.
O individualismo moral, centrado na ideia do ser humano universal, livre, igual e em busca da felicidade, presente tanto em Marx, quanto Weber, Durkheim, Simmel e Tocqueville, fornece o substrato normativo que fundamenta os diagnósticos dos problemas aos quais eles endereçavam soluções.
substantivo masculino Tendência de quem pensa somente em si próprio; egoísmo, egocentrismo. [Economia] Sobreposição do valor e dos direitos do indivíduo em detrimento de um grupo ou sociedade. [Economia] Pensamento que incentiva a liberdade individual (iniciativa privada) reduzindo a interferência do Estado.
Teoria filosófica segundo a qual cada pessoa deve usufruir da máxima liberdade e responsabilidade para determinar seus objetivos, escolher os meios de alcançá-los e agir de acordo com tais pressupostos, o individualismo sustenta a autodeterminação, a auto-suficiência e a liberdade irrestrita do indivíduo.
Portanto, o sujeito perde a visão de interdependência social e crê-se inatingível. O perigo do individualismo está nessa construção da ilusão de independência, gerando o egoísmo e a insensibilidade. O individualismo assumiu um papel de fundamental importância no desenvolvimento da cultura ocidental.
O que fazer diante do individualismo? A ajuda mútua é a primícia de todas as nossas ações. Mas antes de qualquer atitude, cada pessoa deve se conscientizar de sua contribuição sem esperar o reconhecimento do outro.