Incluir digitalmente é dar ensino informatizado básico para as pessoas, saberem utilizar um computador, suas ferramentas, seus conceitos básicos, intermediários e básicos para obterem melhores chances no mercado de trabalho. A exclusão digital, é quando estas pessoas não possuem tal conhecimento.
As causas podem ir desde o alto preço dos dispositivos mencionados à falta de conhecimentos sobre seu uso ou ao déficit de infraestruturas para seu acesso. A esse respeito, revisamos quais são os tipos de exclusão digital: Exclusão de acesso. Refere-se às possibilidades que as pessoas têm de acessar este recurso.
Exclusão digital: um problema ainda mais grave durante a pandemia. ... Nas escolas, a exclusão digital também prejudica milhões de alunos, especialmente em tempos de pandemia: segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, 4,8 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso à internet no país.
Inclusão digital é o processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de modo a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. ... Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento.
Inclusão digital consiste em disponibilizar para todos os cidadãos, de modo igualitário, a oportunidade de ter acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC's). Em outras palavras, a inclusão digital representa a democratização da tecnologia.
Ou seja, só pessoas com dinheiro para fazer em uma lan house ou que tenha acesso aos computadores e à internet de alguma maneira é que conseguirão aqueles empregos. Os mais pobres serão deixados de fora, de maneira que o ciclo de pobreza e exclusão (deixar alguém de fora das oportunidades) continua.
A dimensão atingida pela exclusão digital no Brasil tem aspectos diferentes da dimensão percebida em outros países. Em nosso país a exclusão digital está associada às desigualdades sócio-econômicas e culturais.