A incidência radiológica, por sua vez, está relacionada à incidência da radiação oriundo do aparelho de raio x. É onde a radiação entra e onde ela sai após ser direcionada para parte do corpo a ser gravada.
Indica que o feixe de raios X deve entrar pela parte posterior e sair pela anterior. Como a face próxima à placa do equipamento de raio X aparece mais nítida nas imagens, essa incidência é recomendada para observar a porção anterior da área examinada.
Para a realização do Raio-X de coluna total para escoliose (telespondilografia),o paciente irá sentar-se sobre uma maca e será posicionado pelo profissional da radiologia; habitualmente o exame é realizado no mínimo em duas posições diferentes: de frente e de lado.
O exame Raio-X de Esterno não exige preparo. No dia do exame, o paciente deve remover os objetos metálicos e, quando pronto, será direcionado para a sala de raio-X. O paciente será posicionado com o peito encostado em uma placa e o aparelho nas costas.
É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma látero-flexão vertebral).
A radiografia panorâmica é uma ferramenta que permite uma exploração detalhada do complexo dentomaxilar. Ou seja, permite obter uma radiografia completa da parte superior e inferior da mandíbula. São fotografias abrangentes da face e dos dentes.