As ilhas de calor é o nome dado a um fenômeno climático característico dos grandes centros urbanos, que apresentam temperatura média superior do que o encontrado nas regiões rurais próximas. Como consequência, há um grande contraste térmico entre as áreas mais urbanizadas e os locais periféricos ou agrícolas.
Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática).
Basicamente, "uma ilha de calor " é uma região urbana com temperaturas mais altas do que as de regiões rurais em seu entorno. Com o crescimento dos centros urbanos e a verticalização das cidades, surge um fenômeno climático conhecido como "Ilhas de Calor" ou "Ilhas de Calor Urbano".
Plantio de árvores em grande quantidade nas grandes cidades. Criação de parques e preservação de áreas verdes; Medidas para diminuir a poluição do ar: diminuição e controle da emissão de gases poluentes pelos veículos e controle de poluentes emitidos por indústrias.
As ilhas de calor agravam as ondas de calor (canículas) com consequências sobre o aumento da mortalidade de idosos e doentes que apresentem redução em sua capacidade de termorregulação corpórea e de percepção da necessidade corpórea de hidratação (idosos e pacientes com doenças mentais ou de mobilidade).
Quem sofre com as ilhas de calor são os moradores destas regiões ou aqueles que trabalham nelas. Entre as consequências, estão o desconforto provocado pelas altas temperaturas, problemas de saúde em geral e, em particular, os males ligados ao sistema respiratório – como alergias, rinites, entre outras.
A ilha de calor é o nome do fenômeno climático que decorre principalmente do aumento da urbanização de determinadas regiões. A formação das ilhas de calor produz o que se convencionou chamar de zona de baixa pressão. ... Formam-se, nos espaços centrais urbanos, bolhas compostas de ar altamente poluído.
Quando isso acontece, há uma inversão da situação normal: o ar frio fica na superfície, incapaz de subir, enquanto o ar quente acima não consegue descer. Uma das consequências desse fenômeno é a retenção da poluição atmosférica, formando uma camada de cor cinza que pode ser visualizada a olho nu.