Ou seja, quando falamos sobre igualdade de gênero, estamos dizendo que não devemos diferenciar os tratamentos entre os fatores em comparação. Já a equidade é definida como o "julgamento justo ou adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça".
Equidade de Gênero e Raça e Diversidade A busca pela igualdade de oportunidades para todas as pessoas – independente de sexo, cor, etnia, idade, orientação sexual, origem social, capacidade física ou mental – é um dos nossos compromissos com o respeito aos direitos humanos e a não discriminação.
No feminismo usamos o termo "equidade" e não igualdade, elas possuem mensagens diferentes, apesar de terem o mesmo objetivo. Quando buscamos por equidade de gênero estamos falando de justiça, de oportunidades iguais independentemente do gênero.
Enquanto a igualdade busca tratar todos da mesma forma, independentemente da sua necessidade, a equidade trata as pessoas de formas diferentes, levando em consideração o que elas precisam.
Para tornar a diversidade verdadeiramente inclusiva, você precisa de equidade. Sem equidade, você não apenas corre o risco de nunca se mover para o acolhimento e apreciação de todos, mas também o risco de retroceder no progresso que já fez.
Segundo o dicionário Michaelis, a palavra equidade é definida como uma disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um.
Igualdade se refere a situações idênticas e equivalentes para todas as pessoas e situações. Significa também o sinal aritmético de igual. Equidade se refere à capacidade de apreciar e julgar com retidão, imparcialidade e justiça. ... Somos todos diferentes, é impossível que haja igualdade em todas as opiniões.