Humanização no ambiente de trabalho é a aplicação desse conceito no dia a dia das organizações, de forma que inclua as prioridades e interações. Significa, de forma resumida, investir em ações e ferramentas que aumentem o bem-estar no trabalho, fazendo os colaboradores se sentirem acolhidos durante sua rotina.
Humanização é o conjunto de valores, técnicas, comportamentos e ações que, construídas dentro de seus princípios, promovem a qualidade das relações entre as pessoas nos serviços de saúde.
A humanização é descrita, no campo da saúde, como uma aposta ético-estético-política. É uma aposta ética porque envolve a atitude de usuários, gestores e profissionais de saúde comprometidos e co-responsáveis. É estética porque se refere ao processo de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas.
Humanizar quer dizer tornar humano; é dar melhores condições para os trabalhadores de uma empresa ou utilizadores de um serviço. Quando uma pessoa está em um hospital, por exemplo, ela deve se sentir amparada e também respeitada. ... Um hospital aconchegante e humanizado contribui para a melhora e bem estar do paciente.
A humanização da gestão reduz significativamente os problemas da rotatividade e do absenteísmo, uma vez que torna o processo mais voltado para as pessoas e suas necessidades, reduzindo assim a vontade do trabalhador de procurar um novo emprego, além de reduzir as faltas e os afastamentos por acidentes.
No setor de saúde, a humanização é essencial para aumentar a eficácia do tratamento e a satisfação dos pacientes que, por sua vez, passam a dar mais credibilidade à instituição e, consequentemente, indicá-la para outras pessoas.
O conceito de humanização na enfermagem deve ir além da assistência e das intervenções clínicas em si. Ele demanda uma visão holística do paciente e dos seus aspectos individuais, por meio de um tratamento globalizado e voltado à integralidade do indivíduo enquanto ser humano.
O atendimento humanizado é o tratamento ao cliente baseado na empatia e na exclusividade. Ele tem como objetivo satisfazer o consumidor de forma plena, por meio de sua valorização como indivíduo, não apenas como um cliente ou potencial comprador.