A hipoplasia do osso nasal no digitalização 15-22 semanas está associada a um alto risco de trissomia do cromossomo 21 e é um marcador altamente sensível e específico para esta anomalia cromossômica.
RESULTADOS: O osso nasal foi mensurado em todos os casos, sendo que o comprimento médio variou de 1,69 mm a 2,94 mm. O comprimento do osso nasal mostrou-se fortemente correlacionado com todos os parâmetros antropométricos fetais (p < 0,001) e com a idade gestacional (R² = 0,59).
Além da ausência ultra-sonográfica do osso nasal, a sua hipoplasia também apresenta forte associação com a trissomia 21, porém não há clara definição do que seja o diagnóstico de hipoplasia do osso nasal fetal.
Em um exame de translucência nucal, a ausência do osso nasal no feto pode indicar que o mesmo pode ter algum tipo de síndrome, sendo a mais como a Síndrome de Down.
Quando estão presentes malformações ou doenças genéticas, o feto tem tendência a acumular líquido na região da nuca, por isso, se a medida da translucência nucal estiver aumentada, acima de 2,5 mm, significa que pode estar havendo alguma alteração no seu desenvolvimento.
A hipoplasia é a diminuição da atividade formadora dos tecidos orgânicos (pele, músculos, etc.). A diminuição de um tecido em um determinado órgão ou parte do corpo, afeta o local tornando-se menor e mais leve que o normal, mas os padrões básicos de sua arquitetura continuam os mesmos.
Quanto a medida do osso nasal, sabe-se que a calcificação do osso nasal se inicia antes de 11 semanas. Na USG é possível identificá-lo através de um corte sagital, como uma estrutura linear hiperecoica situada imediatamente abaixo da linha da pele do nariz.
1. Vintzileos AM, Campbell, et al. The ultrasound femur length as a predictor of fetal length....Idade GestacionalComprimentoPeso13 semanas7,4 cm23 g14 semanas8,7 cm43 g15 semanas10,1 cm70 g16 semanas11,6 cm100 g
O osso nasal de um feto pode ser visibilizado por meio da ultrassonografia entre 11 semanas e 13+6 semanas de gestação. Vários estudos têm demonstrado uma alta associação entre a ausência do osso nasal entre 11–13+6 semanas e a trissomia do cromossomo 21, assim como com outras anomalias cromossômicas.
A translucência nucal é um exame, feito durante o ultrassom, que serve para medir a quantidade de líquido na região da nuca do feto e que deve ser realizado entre a 11ª e a 14ª semana de gestação.