MEDICINA atividade motora deficitária de determinado(s) órgão(s), músculo(s), etc.
Diminuição da atividade motora ou da atividade funcional.
A hipomotilidade é o sintoma cardinal do envolvimento intestinal pela esclerodermia, causando retardo significativo no trânsito intestinal e levando à constipação1.
Quando uma pessoa sofre de movimento corporal diminuído, é muitas vezes referida como hipocinesia. Esta condição pode resultar de vários fatores, como a doença de Parkinson ou um distúrbio de saúde mental. Uma doença prolongada, como um caso grave de gripe, também pode resultar na doença.
Hipocinesia difusa no Ecocardiograma significa que o músculo do coração bombeia com menos força do que seria normal e esta alteração nem sempre causa sintomas. Os possíveis sintomas seriam cansaço exagerado aos esforços, inchaço das pernas, as vezes palpitações e coração acelerado.
Dismotilidade intestinal associada ou desencadeada por diversos fatores é a base para várias manifestações clínicas em pacientes pediátricos como cólicas do lactente jovem, diarréia crônica inespecífica, dor abdominal recorrente, constipação funcional, regurgitação, ruminação, vômitos cíclicos e pseudo-obstrução ...
Quando falamos de doenças gastrointestinais, estamos falando desde condições mais corriqueiras, como prisão de ventre, gases, indigestão, refluxo gastroesofágico e gastrite, até as mais raras, a exemplo da doença de Crohn.