Hipertensão essencial, também chamada de hipertensão primária, é a pressão arterial elevada (superior a 140/90 mmHg) sem qualquer causa identificável. A pressão sanguínea é determinada pela força do sangue contra a parede da artéria e o volume de sangue que o coração bombeia.
Quais são os CID de Doenças?
Os códigos da CID 10 e suas classificações
Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 – B99)
Neoplasias [tumores] (C00 – D48)
Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 – D89)
Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (E00 – E90)
Qual o Cid de Covid 19?
Atestados para Covid-19 O atestado deve fornecer 14 dias de afastamento a partir da data de início dos sintomas do contato. Nesses casos, é recomendado colocar o CID-10 Z20.
Por que a CID deve estar no atestado?
De acordo com a resolução 1658/2002 do CFM, a CID só deve estar no documento caso o paciente tenha autorizado, e essa autorização deve estar contida expressamente no atestado. Portanto, em atestados médicos não é obrigatório que o código da CID 10 esteja presente. CID em guias médicas e procedimentos de reembolso
Qual é o código do CID-10?
Cada doença é detalhada com características de diagnóstico e recebe um identificador exclusivo usado para codificar dados de mortalidade em atestados de óbito e dados de morbidade dos registros clínicos e do paciente. O núcleo do CID-10 usa uma única lista de códigos de quatro caracteres alfanuméricos de A00.0 a Z99.0.
Como aceitar o atestado médico sem a CID?
O empregador que não aceitar o atestado médico sem a CID corre o risco de ser processado por danos morais, portanto as diretrizes do departamento de recursos humanos devem estar fundamentadas na legislação.
Quando é válida a CID-10?
A CID-10 é válida até 1 de janeiro de 2022, quando será substituída pela décima-primeira versão. Apesar de ser uma classificação que pretendia ter alcance mundial, apenas 27 países utilizam oficialmente.