As hifas septadas são estruturas características de alguns fungos que os são agentes causadores de micoses como em lesões superficiais na pele e unhas, ou ainda, doenças no organismo (sistêmicas).
Gênero Trichosporon: são as leveduras responsáveis pela piedra branca, cujas hifas hialinas septadas e ramificadas formam nódulos que crescem sobre a haste do pelo (pelos escrotais e pubianos, na maioria das vezes).
As hifas são os filamentos de células que formam o micélio dos fungos e o micobionte dos líquenes. São longas células cilíndricas com vários núcleos (cenocíticas, nos Zygomycota) ou septadas, mas onde cada célula pode ter vários núcleos; podem ser simples ou ramificadas.
Utilizar a toalha de outra pessoa; Usar a roupa de outra pessoa; Compartilhar objetos de higiene ou cuidado pessoal; Usar jacuzzi ou piscinas com água quente.
Hifas septadas: este tipo é dividida por septos, ou seja, pequenas paredes transversais que atravessam a estrutura. Neste caso, então, a circulação do citoplasma ocorre através do fluxo entre os poros dos filamentos.
Basidiomicetos Basidiomicetos (Filo Basidiomycota): apresentam hifas septadas. Sua estrutura típica de reprodução são os basídios. Nesse grupo de fungos estão inclusos os cogumelos e o orelha-de-pau.
Os fungos dimórficos são fungos que podem existir nas formas bolor, hifal, filamentosa, ou como levedura. Um exemplo é Penicillium marneffei: À temperatura ambiente, desenvolve-se como um bolor. À temperatura corporal, desenvolve-se como uma levedura.
As hifas são estruturas características de alguns fungos. Os fungos causam as micoses, por isso a presença de hifas nas unhas pode significar a presença de micose. As micoses nas unhas (onicomicoses) podem ser causadas por vários tipos de fungos, como as leveduras, fungos dermatófitos ou fungos não-dermatófitos.