As normas brasileiras permitem que alimentos com até 0,1 grama desse tipo de gordura por porção sejam vendidos como livres de gordura trans. Na tabela nutricional, até 0,2 grama da substância por porção não precisa ser declarado. "A legislação dá essa margem, que pode confundir o consumidor.
A gordura trans é considerada pior que a gordura saturada, pois o consumo frequente aumenta as chances de desenvolvimento de doenças como obesidade, sobrepeso, aumento do colesterol total, redução do colesterol "bom" (HDL) e doenças cardiovasculares, como infartos e derrames.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), produtos com até 0,2 grama (g) de gordura trans por porção podem alegar ter 0g na tabela nutricional, aquela que informa a quantidade de cada macronutriente segundo a ingestão diária recomendada.
Para se certificar que o alimento é livre de gordura trans, o recomendado é procurar no rótulo palavras como: gordura vegetal parcialmente hidrogenada ou gordura hidrogenada, além de gordura vegetal ou margarina.
Dentre os alimentos que apresentam gordura trans, podemos citar os alimentos industrializados com adição de gordura parcialmente hidrogenada, tais como pipocas de micro-ondas, margarinas, massas instantâneas, bolos prontos, salgadinho de pacote, chocolates, sorvetes e biscoitos.
Gordura trans afeta o colesterol e deve ser evitada E não é para menos: presente na maior parte dos alimentos industrializados, ela não tem nenhum benefício comprovado para o organismo, pelo contrário: pode aumentar o colesterol ruim, e ainda diminuir os níveis de colesterol bom se for consumida em excesso.
A gordura trans industrial é amplamente utilizada pela indústria de alimentos, principalmente em produtos ultraprocessados como: sorvetes. cremes vegetais. massas instantâneas.
Além de contribuir para o ganho de peso, o consumo de gordura trans aumenta o processo inflamatório do corpo, eleva os níveis do colesterol ruim (LDL) e reduz o bom (HDL). Para piorar, ao longo dos anos, o ingrediente se acumula nas veias, aumentando o risco de infarto e derrames.
Uma forma de checar essa informação é verificar os ingredientes do produto. Se houver indicação de gordura vegetal hidrogenada é possível que o produto não seja 100% isento de gordura trans, ainda que na informação constante na tabela nutricional indique 0%.
Tabela de alimentos ricos em gordura transAlimentosQuantidade de gordura trans em 100 g de alimentoCalorias (kcal)Bolachas de aveia0,8 g427Sorvete de creme0,4 g208Margarina0,4 g766Biscoitos de chocolate0,3 g518