O Gnosticismo (da palavra grega gnose: conhecimento) pregava que o mundo havia sido criado por uma divindade imperfeita e que, por isso, a vida na Terra era apenas uma forma maléfica usada para aprisionar o espírito humano e que o bem só seria alcançável em um nível espiritual.
Como se tratam de duas palavras com grafias parecidas, mas com significados distintos, o que vai determinar se o termo a ser utilizado é gnóstico ou agnóstico é o sentido que se quer expressar. ... Já agnóstico é: o indivíduo que não acredita nem nega a existência de um Deus.
O gnosticismo aparece caracterizado como um sistema de conhecimento que tem como objetivo atingir a verdadeira gnose, ou seja, o conhecimento verdadeiro.
Cerinto (c 100) foi um dos primeiros líderes do antigo Gnosticismo que foi reconhecido como um "Heresiarca" pelos primeiros Cristãos devido aos seus ensinamentos sobre Jesus Cristo e suas interpretações sobre o Cristianismo.
Agnóstico: significado O agnóstico, então, é a pessoa que adota essa linha de pensamento, ou seja, ela não crê ou deixa de crer em Deus, mas apenas não acredita que a razão humana possa provar a existência dele.
O que é Agnóstico: A palavra deriva do termo grego agnostos que significa "desconhecido" ou "não cognoscível". ... Há também o gnosticismo, um conjunto de crenças criada antes mesmo do cristianismo, oriundo da palavra grega gnosis, que significa conhecimento. Essa linha de pensamento não é semelhante ao agnosticismo.
4 Clemente (140-211) pode ser considerado o pioneiro do gnosticismo no interior da Igreja, segundo Kurt Rudolph.
Segundo Epifânio de Salamina, os ebionitas eram vegetarianos e diziam quem Jesus e João Batista também eram vegetarianos.