Explicando o sistema de Gleason: Quanto mais baixa a nota, menor a agressividade potencial do tumor. Por exemplo, no relatório que constar "adenocarcinoma acinar usual da próstata Gleason 6 (3+3)", significa que duas áreas tiveram a nota 3 e o total foi 6.
Algumas pessoas classificam isto como agressividade do tumor, quanto maior o grau, mais agressivo. Existem doenças que usam outras escalas, como os tumores cerebrais (que vai de 1 a 4) e o tumor de próstata, que usa uma escala conhecida como Gleason (de 6 a 10).
Cânceres com pontuação de Gleason até 6 são frequentemente chamados de bem- diferenciados ou de baixo grau. Cânceres com pontuação de Gleason de 7 são denominados moderadamente diferenciados ou de grau intermediário.
Esse tipo de câncer é classificado como um tumor de próstata de baixo risco. A depender dos exames de estadiamento, os melhores tratamentos para esse estagio da doença incluem: prostatectomia radical ou radioterapia.
Introdução: O adenocarcinoma de próstata é uma neoplasia maligna constituída pela proliferação de células epiteliais dos ácinos e/ou ductos prostáticos, sendo o terceiro tipo de câncer mais frequente entre os homens.
O Escore de Gleason, definido pelo médico patologista Dr. Donald Gleason na década de 1960, é um sistema que avalia o grau histológico do câncer de próstata, doença comum em homens mais velhos, entre 65 e 75 anos de idade.
Grau IV: é o estágio mais avançado do tumor. Nessa fase ele já cresce de forma muito mais agressiva, com suas células totalmente diferentes das células saudáveis. Muito provavelmente já existem metástases, isto é, outros tecidos desenvolvendo novos tumores e os tratamentos são mais difíceis.
O que é a Escala de Gleason? Os graus de de alterações das células do câncer de próstata foram definidos por um médico patologista chamado Dr. Donald Gleason, na década de 1960 e, desde então, utilizamos essa escala, nomeada em sua homenagem, Escala de Gleason.