Os sufixos gesta e para se referem às gravidezes e partos havidos, e não ao número de conceptos. É uma das condições de alto risco mais comumente encontradas na prática obstétrica.
Nota do tradutor: GPA é um acrônimo francês de gestafion pour autrui para designar o que no Brasil chama-se de gestação ou maternidade de substituição ou, mais coloquialmente, "barriga de aluguel".
Paridade é o número de partos depois da 20ª semana. A gestação multifetal é considerada como uma, em termos de gestação e paridade....Gestação e paridade
O médico explica que fazem parte do grupo de risco mulheres que tiveram complicações em gestações anteriores, portadoras de doenças crônicas, pacientes com mais de 35 anos e até mulheres saudáveis, que passam a apresentar problemas como hipertensão e diabetes durante a gestação.
Recomenda-se que, após a confirmação da gravidez, em consulta médica ou de enfermagem, se deve dar o acompanhamento da gestante, registrando-se os seguintes aspectos: nome, idade, endereço, data da última menstruação, idade gestacional, trimestre em que iniciou o pré-natal, avaliação nutricional.
O exame físico obstétrico inicia-se com a inspeção obstétrica, que será realizada na sequência cefalocaudal. Após a inspeção, deve haver a mensuração da altura uterina para averiguação do crescimento do útero para posterior comparação com a idade gestacional da gestante.
No exame físico, são indispensáveis os seguintes procedimentos: avaliação nutricional (peso e cálculo do IMC), medida da pressão arterial, palpação abdominal e percepção dinâmica, medida da altura uterina, ausculta dos batimentos cardiofetais, registro dos movimentos fetais, realização do teste de estímulo sonoro ...