Uma gastropatia reativa é uma lesão do estômago em decorrência de um fator que não causa inflamação significativa , sendo a reação a um fator agressivo como o uso de AAS e anti-inflamatórios , refluxo de bile para o estômago , etc.
A gastrite antral, gastrite (local) pré-pilórica ou antrite é uma inflamação do antro gástrico, de etiologia desconhecida, que se inicia na mucosa e a ela pode se limitar ou se estender às camadas mais profundas até mesmo à serosa.
A gastrite enantematosa antral significa que a inflamação ocorre na parte final do estômago, podendo ser leve, quando a inflamação ainda está no início, não prejudicando muito o estômago, ou moderada ou severa quando provoca sintomas mais graves.
Med Dano celular que ocorre na mucosa gástrica, produzido por fatores como hipovolemia, estresse, isquemia, uso de álcool, drogas anti-inflamatórias, refluxo biliar ou congestão crônica, sem apresentar, no entanto, como na gastrite, um componente inflamatório.
Associada a Refluxo Biliar Podem sofrer alterações adaptativas na maioria dos casos, porém em alguns casos pode acarretar erosões e úlceras. O tratamento definitivo geralmente é cirúrgico (revisão de Y de Roux), que melhora os sintomas em 50-90% dos casos.
O tratamento da gastrite deve ser orientado pelo médico gastrenterologista (especialista em doenças do aparelho digestivo). Esse tratamento passa, geralmente, pela prescrição de medicamentos que reduzem a acidez do estômago ou antibióticos para erradicar a infeção pelo Hp.
O antro é um segmento do estômago. Portanto, gastrite antral, significa que a inflamação no estômago se concentra nesse segmento do estômago.
Podem sofrer alterações adaptativas na maioria dos casos, porém em alguns casos pode acarretar erosões e úlceras. O tratamento definitivo geralmente é cirúrgico (revisão de Y de Roux), que melhora os sintomas em 50-90% dos casos.