O gasto calórico diário basal representa o número de calorias que se gasta por dia, mesmo que não se faça exercício. Essa quantidade de calorias é a que o corpo precisa para garantir o funcionamento de todos os órgãos e sistemas.
O gasto calórico basal é a quantidade de energia gasta pelo organismo apenas para manter as funções vitais, como o funcionamento dos pulmões ou o batimento do coração, por exemplo. Já o gasto energético total é a soma das atividades que se fazem ao logo do dia e o gasto energético basal.
A perda de peso ocorre quando a pessoa consegue aumentar o gasto calórico ou diminuir a quantidade de calorias que ingere na sua alimentação. Ou seja, seu corpo precisa gastar mais calorias do que ingeriu.
A regra fundamental para perder peso é simples: gastar mais energia (calorias) do que se ingere. Isso acontece porque, quando seu corpo tem calorias em excesso ao longo do dia, elas podem se transformar em reserva de energia e são armazenadas em forma de gordura.
Com uma estimativa do seu gasto energético total, será possível monitorar quantas calorias você está ingerindo por dia durante as refeições. Para saber quando será necessário reduzir o consumo e que tipos de atividades físicas podem ajudar no emagrecimento.
O que é Gasto Energético Basal Nada mais é que a quantidade mínima de energia (em kcal) necessária para que nosso corpo mantenha seus processos vitais em funcionamento, como a respiração, a circulação, o metabolismo celular e a conservação de temperatura corporal.
O gasto calórico está relacionado à caloria, isto é, a energia que o seu corpo acumula através do alimento, como uma espécie de combustível para as suas atividades. O corpo consome caloria a todo momento, até mesmo quando está dormindo.
Gasto calórico das atividades físicas
Para perder 1 kg de peso corporal é preciso queimar cerca de 7000 calorias. É possível gastar mais calorias aumentando seu nível de atividade física. Certas atividades queimam mais calorias do que outras mas isso depende também do esforço que a pessoa faz para realizar a atividade na perfeição.
2. Se a perda de peso não vem acompanhada de maior disposição para atividades físicas ou mesmo mais força para realizar treinos, perceba que há algo de errado, mesmo quando a balança indica um peso menor. Cansaço excessivo, preguiça e fraqueza também sinalizam perda de massa magra.