A matéria de fusões e aquisições é parte do direito societário e trata de operações de fusão e aquisição de empresas, além de seus impactos. ... Isso porque, as operações de fusão e aquisição estão cada dia mais populares e se mostram como possibilidade de ampliação de um negócio ou mesmo da sua sobrevivência no mercado.
Aquisição é quando uma empresa compra o controle acionário de outra. ... Em outras palavras: é a compra de uma empresa por outra, na qual somente uma manterá sua identidade. A fusão ocorre voluntariamente pelas empresas, enquanto que a aquisição é um processo que pode ocorrer de forma voluntária ou involuntária.
As fusões e aquisições são processos muito importantes no crescimento das empresas, permitindo alcançar mercados cada vez maiores. Além disso, é uma forma de empresas alcançarem novos públicos, fato que pode gerar um aumento considerável no lucro da companhia.
Em uma fusão, 2 empresas distintas (geralmente com porte similares) fazem permuta de ações, dando origem a um negócio novo. ... Já no caso de aquisição, uma empresa compra a outra ao adquirir suas ações, ou até mesmo parte delas. Após essa negociação, o empreendimento é integrado às operações da compradora.
O termo fusões e aquisições advém do seu análogo em inglês "mergers and acquisitions", muitas vezes abreviado pelas suas inicias M&A – em bom português, emenei. O seu significado remete a um conjunto de operações empresariais que lidam com a compra ou composições de empresas.
Aquisição de empresas – Operação em que o comprador adquire a totalidade ou quase totalidade. Normalmente integração é complexa. Exemplos: Estácio e Uniseb; Microsoft e Linkedin.
Como funciona o processo de aquisição de uma empresa: passo a passo completo
Valuation (ou, em português, avaliação de empresas) é uma metodologia que permite conhecer o valor de uma empresa. Desse modo, o empreendedor pode buscar investimentos e até saber qual seria um preço justo caso coloque seu negócio à venda.