A medida utilizada no Brasil é representada na parte inferior da fita (centímetros e milímetros). A medida superior (medida britânica) são as polegadas, representadas por (in) ou duas plicas (''), e o pé que é a única medida que está simbolizada pela letra "F" em vermelho ou por uma plica (').
Essas fitas normalmente tem de 30 cm a 10 m de comprimento e de 6 mm a 2 cm de largura.
Do lado das polegadas: A maior, que fica centralizada, representa 1/2 polegada. A segunda maior, das quais existem duas, representam 1/4 de polegada e 3/4 de polegada. A terceira maior, das quais existem quatro, representam 1/8, 3/8, 5/8 e 7/8 de polegada. As marcas menores indicam 1/16 de polegada cada.
Fita métrica é um instrumento de medida usada para medir distâncias. Pode designar uma fita flexível e graduada que se utiliza para medir tecidos, ou determinados tipos de fitas métricas retrácteis que consistem numa fita de metal, plástico ou fibra de vidro enrolada num invólucro.
Régua é um instrumento utilizado em geometria, próprio para traçar segmentos de reta e medir distâncias pequenas.
O corpo da trena é dotado de uma escala como na figura acima e esta escala indica o tamanho do que se mediu. No caso das escalas métricas os números marcam os submúltiplos em centímetro e há ainda as subdivisões em milímetros, a cada metro um número maior faz a marcação na unidade fundamental.
Medidas da trena A nossa medida é representada na parte inferior da fita, em centímetros, e suas subdivisões, os milímetros. Já a medida inglesa fica na parte superior.
Aprendemos nessa aula que: A fita métrica é um dos objetos usados para medir. Possui 1 metro e meio de comprimento.