Quanto mais baixo, menor é o tempo de proteção que o produto concede à pele, ou seja, um filtro com FPS 30 protege a pele da ação dos raios solares por um período 20 vezes menor do que um com fator de proteção 50. ... Isso significa que, em contato com a água ou o suor, a pele com o produto não fica desprotegida.
Você sabe o que significa o número do FPS do Protetor solar? ... Isso não significa que um filtro solar FPS 70 protege mais que um FPS 30, um fator 30 protege nossa pele cerca de 96% das radiações enquanto um 70 protege 98,6%.
Ao contrário da anterior, elas costumam ficar bronzeadas se expostas aos efeitos dos raios do sol por muito tempo. Como a pele já dispõe de alguma proteção natural, o fator indicado é pelo menos o FPS 30. Mas o FPS 50 é o ideal.
FPS (fator de proteção solar) acima de 30 não faz diferença. Tanto faz usar 30 ou 60… Isso não é verdade. O que ocorre de fato é que o FPS 30, quando bem aplicado, protege nossa pele contra cerca de 96% das radiações UVB e acima disso o aumento de proteção é muito pequeno.
O ideal, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia é que o protetor seja reaplicado a cada 2 horas para máxima proteção e que o fator mínimo para qualquer tipo de pele deve ser FPS 30. O que é UVA e UVB? Um bom protetor solar deve proteger contra a radiação UVA e UVB.
O Fator de Proteção Solar (FPS) é o principal dado para quantificação da eficácia fotoprotetora de um filtro solar, sendo universalmente aceito.
Por exemplo, com um fator de proteção igual a 30, a pessoa fica trinta vezes mais protegida do que se estivesse sem o produto, com FPS 60, sessenta vezes mais, e por aí em diante.
O FPS nada mais é do que o fator de proteção solar, a medida do protetor contra os raios solares ultravioleta B (UVB), responsável por deixar a pele vermelha quando ficamos no sol. E o número do FPS indica quanto tempo podemos ficar expostas aos raios solares sem que isso aconteça.
O fator de proteção solar mínimo para uma proteção adequada é FS 15, aplicando o produto generosamente, sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicando-o a cada 2 horas.
O ideal, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia é que o protetor seja reaplicado a cada 2 horas para máxima proteção e que o fator mínimo para qualquer tipo de pele deve ser FPS 30.