Significado de Fosso substantivo masculino Cova ou buraco no solo, relativamente profundo; cova, fossa.
A ideia de fosso refere-se a uma separação ou lacuna. Um fosso social, portanto, supõe a fratura de uma sociedade. ... O grupo que sofre um fosso não é homogêneo, mas entre seus membros há uma certa distância em certos aspectos.
1 Fosso largo e longo, aberto para captar e conduzir águas pluviais ou de terrenos adjacentes, além de ser base para instalação de encanamentos de água, gás, esgotos etc.
fosso. O plural pronuncia-se com vogal aberta: fossos /ó/.
Mas percebe-se claramente que o sentido de poço (cisterna, mina, abismo) investe no movimento vertical, isto é, ele cresce para baixo. O fosso (cova, vala, buraco em torno de castelo) é mais horizontal, tem necessariamente certa extensão, embora possa até ser profundo.
Um fosso (do latim "fossa"), em arquitetura militar medieval, é uma escavação profunda e regular, destinada a impedir ou dificultar o acesso do agressor à linha de defesa de uma fortificação.
Um fosso (do latim "fossa"), em arquitetura militar medieval, é uma escavação profunda e regular, destinada a impedir ou dificultar o acesso do agressor à linha de defesa de uma fortificação. A terra, retirada durante a sua escavação, pode ser utilizada para erguer muros de defesa (reparos).
Embora haja uma região de sinonímia entre largo e praça, há uma distinção produtiva entre elas. No dicionário Aulete Digital, encontra-se a seguinte definição de largo: "Área urbana espaçosa, ger. no cruzamento de ruas; PRAÇA: Mora defronte a um largo bem arborizado" (AULETE DIGITAL, 2015).
O padrão de desenho mar largo é aplicado no calçamento de vias em calçada portuguesa, em urbanismo. O traçado de suas linhas, alternadas em branco e preto, faz um paralelismo estilizado com o ritmo das ondas do mar e das marés. O padrão existe em Portugal desde o século XVIII, segundo dados da época.