- Força rápida (explosiva): também conhecida como potência. Segundo Weineck (1999), compreende a capacidade do sistema neuromuscular de movimentar o corpo ou parte do corpo (braços, pernas), ou ainda objetos (bola, pesos, esferas, discos, etc.) com uma velocidade máxima.
Segundo o ponto de vista da Física, força é a capacidade de um corpo alterar o seu estado de movimento ou de repouso, criando uma aceleração ou deformação do mesmo.
RESULTADOS: podemos identificar que durante os treinos e competições o trabalho de força explosiva é bastante utilizado a fim de executar com eficiência o saque, bloqueio, saltos com impulsão e no futsal o recurso que tem mais ação é o chute aplicando força e potência.
TESTE DE FORÇA Para identificar a força muscular de membros inferiores dos avaliados, utilizou-se o teste de salto horizontal do PROESP. Foram realizadas duas tentativas, onde registrou-se o melhor resultado, sendo os mesmos classificados em: Fraco – Quando a distancia alcanças foi menor que 1,59 metros.
Podemos definir como força muscular quando exercemos algum tipo de tensão contra uma resistência, nossos músculos se encurtam e fornecem força extra para completar o movimento.
Força Máxima Caracteriza-se pelo nível de força que o aluno/atleta é capaz de alcançar em conseqüência da tensão muscular máxima. Estática - Maior força que o sistema neuromuscular pode realizar por contração voluntária.
A força é considerada uma capacidade física muito importante para atletas de rendimento e pessoas interessadas em manter hábitos de vida saldáveis, ou pessoas que visam aumentar a aptidão física.
O desenvolvimento da força muscular é de suma importância para desenvolver a autonomia. É através dela que o ser humano consegue desenvolver tarefas básicas como andar, sentar e levantar. Além disso, é importante também para evitar lesões e conquistar segurança na realização de diferentes atividades físicas.