O conceito de fisicalização, segundo a sua criadora, a arte-educadora Viola Spolin (1906-1994), pode ser definido como "a manifestação física de uma comunicação; a expressão física de uma atitude; [...] uma maneira visível de fazer uma comunicação subjetiva" (SPOLIN, 1998: 340).
Jogos Teatrais é o termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras.
O objetivo principal desse tipo de jogo é a abertura de diversas possibilidades do ator realizar um treinamento criativo, experimentando o seu jogador em diferentes situações teatrais.
Um grupo vai para o palco ou espaço de cena e faz o que se pede (sem combinar), um elemento entra para modificar. Este elemento recebe uma tarefa por escrito.
JOGOS dramáticos e teatrais-(conceito: Ação(espaço/tempo)): SUGESTÕES DE ATIVIDADES - via Projeto de Teatro Aplicado Objetivo: desenvolver o conceito de ação e solucionar problemas (bater palmas, uso do corpo em movimentos do cotidiano /comandos e níveis de movimentos / espaço livre/circular de movimentos etc.), por ...
Os jogos e brincadeiras teatrais surgem nesse contexto como instrumentos de ação cuja finalidade será proporcionar a interação e o desenvolvimento de ações comportamentais, decorrentes de situações relacionadas às regras de convivência, controladas pelo próprio aluno, ou seja, saber esperar a vez de falar e como falar.
Modalidades de Improviso
A atuação dos jogadores redimensiona a qualidade do seu trabalho e prefigura a invenção como estímulos, em seu processo criativo. A apropriação da improvisação tem por objetivo contribuir para uma experiência de prazer e comunicação, por meio da qual as crianças exploram a dimensão da realidade.