O feudalismo foi uma forma de organização política, econômica, social e cultural que surgiu na Europa no século V, após a queda do Império Romano, e que tinha como base a posse de terras. Nesse tipo de organização, os senhores feudais (proprietários das terras) tinham nos trabalhadores rurais os seus servos.
O feudo era cedido por um poderoso senhor a um nobre em troca de obrigações e serviços. Quem concedia a terra era o suserano e quem a recebia era o vassalo. O vassalo, por sua vez, podia ceder parte das terras recebidas a outro nobre, passando a ser, ao mesmo tempo, vassalo do primeiro senhor e suserano do segundo.
A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos. ... Esses servos eram submetidos espontaneamente ou não ao poder dos grandes senhores.
Portanto, na Idade Média, feudos eram todos os bens e tributos trocados entre nobres – incluindo aí as propriedades, que eram mais conhecidas como senhorios. ... Por exemplo, um nobre ganhava o título de senhor quando dava um pedaço das suas terras a outro nobre, chamado de vassalo.
A sociedade feudal europeia estava dividida em três estamentos(classes), com funções definidas: a nobreza, o clero e os camponeses.
A Economia Feudal era agrária e autossuficiente, dedicada ao consumo local e não ao comércio. As mercadorias eram trocadas por meio de escambo e não de moedas. Sua atividade principal se desenvolveu em meio a um sistema social estamental (camadas sociais) sem mobilidade entre reis, clero, nobres e servos.
As principais são que a sociedade era dividida em em três grupos sociais: o clero, a nobreza e os servos o comercio se baseava a trocas de mercadorias e a economia baseada na agricultura.
O senhor feudal era o dono dos feudos, ou seja, das terras que eram cedidas aos servos como transação comercial. A sua principal obrigação para com esse grupo era proteger os seus servos, especialmente em casos de guerras ou invasões.
(FASP) Podemos definir o feudalismo, do ponto de vista econômico, como um sistema baseado na produção, tendente à autossuficiência, sendo a agricultura seu principal setor. Politicamente o feudalismo caracterizava-se pela: ... relação direta entre posse e soberania dos feudos, fragmentando assim o poder central.