O xaxim nada mais é do que um pedaço de tronco do samambaiaçu – uma planta da família das samambaias gigantes, arbóreas. É popularmente usado no cultivo de orquídeas, por conta da alta capilaridade, que permite a manutenção de umidade.
Devido a sua beleza, praticidade e diferenciais a exploração do seu caule para fabricação de vasos se tornou bastante comum, bem como sua utilização em projetos de jardins e construções. O modismo do uso do xaxim, como suporte para orquídeas e bromélias, também surgiu por ser muito mais barato do que um vaso de barro.
Xaxim ou samambaiaçu (em tupi, samambaia grande) é uma samambaia arborescente, isto é, apresenta porte de árvore, e tem amplas folhas divididas em folículos. ... O caule do xaxim, durante muito tempo, foi usado na fabricação de vasos placas e estacas, servindo de suporte para outras plantas.
*Para proteger essa espécie ameaçada de extinção, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), criou a resolução n. 278 em 11, que determina em seu Artigo 1 a proibição do corte e exploração da Dicksonia sellowiana , popularmente conhecida como Xaxim.
E as plantas que gostam desse tipo de vaso (Seja o da fibra de coco ou de troncos envelhecidos) são as samambaias, as avencas, as orquídeas, as bromélias, enfim.
O xaxim de palmeira é um produto totalmente natural feito a partir de fibras orgânicas e livre de qualquer substância química ou tóxica. As exclusivas e panteteadas fibras naturais chegam a 96% de similaridades as fibras do antigo xaxim de samambaiaçu.
Nativo da Mata Atlântica da América Central, o xaxim está atualmente ameaçado de extinção. Por conta do uso desenfreado do caule da planta na fabricação de vasos, o corte foi proibido no Rio Grande do Sul. ... A espécie é também epífeta, o que significa que serve de abrigos a centenas de outros exemplares em seu caule.
o xaxim é uma planta do grupo das samambaias (Pteridophyta). Ela já foi muito utilizada para a confecção de vasos para plantas, em especial para samambaias, orquídeas e bromélias. ... O problema do uso do xaxim é que para utilizar a sua fibra a planta é derrubada e morta.
Esta espécie é considerada um "feto arborescente", ou seja, uma samambaia que atinge porte arbóreo. Mas é um arbusto semi-lenhoso, fibroso, podendo atingir até cinco metros de altura. O nome samambaiaçu ou samambaiaçu-imperial pode até parecer novo para algumas pessoas.
Em razão de sua intensa exploração comercial destinada à jardinagem e floricultura, o xaxim, conhecido como samambaiaçu-imperial (Dicksonia sellowianna), passou a integrar a lista de espécies da flora nacional ameaçadas de extinção.