Tradicionalmente é preparado a base de carne bovina ou suína, com 25% de gordura, junto à especiarias. O salame possui um ciclo de preparação. Inicialmente, a carne é triturada e, em seguida, são adicionados condimentos para tempera-la. A conclusão desta etapa se dá a apresentação de consistência uniforme da "mistura".
As partes mais usadas são a panceta, a paleta, a vitela e o coração. Para obter o salame da forma que conhecemos, é preciso que a mistura de ingredientes passe por um processo de fermentação.
Veja a seguir e conheça os diferentes tipos de salame.
Copa: é produzida a partir de uma parte do porco denominada sobrepaleta, corte próximo da paleta. Ela não é cozida, apenas curada com sal. Em seguida, é cuidadosamente seca e defumada naturalmente.
O salame Tipo Italiano contém 20 componentes no total 12 ingredientes (a água não foi considerada ingrediente): carne suína, gordura suína, leite em pó, toucinho, sal, água, fibra de colágeno, vinho branco, pimentas preta e branca, açúcar, condimentos, e extrato de alecrim.
Esses processos garantem a conservação da carne e o sabor característico. O salame é um produto feito com pedaços de carne suína, bovina e toucinho, adicionado de ingredientes, embutido, curado, fermentado, maturado e dessecado.
carne suína O salame é um produto feito com pedaços de carne suína, bovina e toucinho, adicionado de ingredientes, embutido, curado, fermentado, maturado e dessecado.
De origem italiana, surgiu antes mesmo da Roma Antiga, sendo um dos embutidos que mais ganhou variações ao longo dos séculos. Segundo dados históricos, o salame era feito por camponeses, inicialmente a partir da carne de porco misturada com uma proporção particular de gordura de porco de alta qualidade.
Tipos. O tipo de salame mais pedido entre os oferecidos pela Seara é o salame italiano, o tipo mais tradicional, com cortes suínos nobres e especiarias. Outro tipo de salame oferecido é o milano, com cubinhos menores de gordura e sabor mais suave. Já o hamburguês tem pimentas visíveis e sabor mais apimentado.
A marca Zampa Grigia foi a grande vencedora do "Prêmio Brasil Artesanal 2020 – Charcutaria", promovido pelo Sistema CNA/Senar, em parceria com a Academia da Charcutaria, para reconhecer os produtores dos melhores salames artesanais do Brasil.