O cloro é produzido pela passagem de corrente elétrica através de uma solução de salmoura tratada (sal comum dissolvido em água). Este processo é chamado de eletrólise. Os outros produtos gerados são a soda cáustica (hidróxido de sódio ou NaOH) e o hidrogênio (H2).
O cloro é um elemento da família 7A, série dos halogênios, e possui número atômico igual a 17 e 35,45 u de massa.
ca·lor |ô| 1. Sensação produzida por temperatura elevada ou por agitação do corpo.
O cloro é essencial no equilíbrio hídrico e na regulação da pressão osmótica e no equilíbrio ácido- básico onde desempenha um papel especial no sangue pela ação do desvio de cloretos. Além disso, no suco gástrico o cloreto também tem importância especial na produção do ácido clorídrico.
A produção de medicamentos é outra área que faz a manipulação do cloro também. Os remédios de tratamento de Aids, câncer, depressão e diabetes são os seus exemplos mais comuns.
Uma das formas mais comuns de obtenção do gás cloro é por meio da eletrólise ígnea do cloreto de sódio, ou seja, funde-se o sal de cozinha, e é passada uma corrente elétrica por esse sal no estado líquido, formando-se não só o gás cloro, mas também o sódio metálico.
O processo de produção do cloro/soda consiste na passagem de uma corrente elétrica em salmoura de cloreto de sódio, obtendo-se como resultado o cloro (Cl2), a soda (NaOH) e o hidrogênio (H2). O gás cloro é tóxico e foi usado nos combates da Primeira Guerra Mundial. Ele provoca irritações na garganta e lacrimejamento.
Um átomo de cloro (17Cl35) eletricamente neutro possui 17 prótons, 17 elétrons e 18 nêutrons (n = A – Z = 35 – 17 = 18). A carga elétrica desse átomo é +17 – 17 = 0. Ao ganhar 1 elétrons, ele transforma-se no ânion cloreto (Cl-), passando a possuir 17 prótons, 18 elétrons e 18 nêutrons.
CloroEnxofre ← Cloro → ÁrgonF17 ClCl↓Br