O terapeuta ocupacional estuda e emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos ou mentais e de desajustes emocionais e sociais.
A terapia ocupacional é uma área da saúde que trata de pessoas que apresentam algum tipo de problema seja ele emocional, físico, social e mental para que ela possa recuperar ou estruturar sua autoconfiança e se integrar ao meio que necessita, pode ser ele em uma escola, emprego ou qualquer setor social.
Atender pacientes para prevenção, habilitação e reabilitação utilizando protocolos e procedimentos específicos de terapia ocupacional; realizar diagnósticos específicos; analisar condições dos pacientes; orientar pacientes e familiares; desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida; exercer ...
Faz-se necessário procurar um Terapeuta Ocupacional todo indivíduo que tenha algum tipo de comprometimento, temporário ou permanente, que acarrete em dificuldades ou que deixou de fazer quaisquer atividades que necessite ou deseja fazer dentro dos seus papéis sociais e que realizava anteriormente, ou seja, antes de uma ...
A função da terapia ocupacional é auxiliar no tratamento de lesões e desenvolver atividades para a recuperação física e motora das pessoas, com foco na qualidade de vida.
O terapeuta é o profissional dentro da segmentação da saúde que se dedica aos cuidados e à reparação de problemas danosos à saúde. Popularmente conhecido, o terapeuta costuma ser o profissional de Psicologia que atua na área clínica, propondo atendimento e ajuda psicológica.
A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que tem como principal objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida de pessoas de todas as idades, capacitando-as para a ocupação.
Geralmente, os pacientes chegam ao profissional por indicação do médico, serviço social ou escolas, embora já exista demanda espontânea proveniente da sociedade. Durante as sessões de terapia, as atividades práticas são priorizadas. "Não é uma terapia verbal. É a terapia focada no fazer", explica Celina.
Ele elabora planos de reabilitação e adaptação, buscando desenvolver no paciente autoconfiança. ... Seus principais campos de trabalho incluem clínicas, casas de repouso, hospitais, instituições geriátricas, psiquiátricas e penais, centros de reabilitação, creches e empresas.