De acordo com a comunidade científica, a carne de porco é classificada como carne vermelha. Primeiro, porque tem mais mioglobina do que aves e peixes. E, segundo, a carne de porco é classificada como gado, juntamente com carne bovina, cordeiro e vitela, e todo gado é considerado carne vermelha.
Os mais antigos registros arqueológicos do porco domestico (Sus scrofa domesticus) datam de 9.000 anos A. Ce foram encontrados na Grécia e na Turquia. Na China e no Egito, remontam há 6.000 anos a.C. e na Europa Central, a 4.000 a.C.
Comer carne de porco não faz mal para a saúde, desde que ela seja bem cozida, pois o cozimento adequado evita a transmissão da cisticercose, uma doença que é facilmente transmitida pela carne de porco e que pode atingir o sistema nervoso, causando convulsões e problemas mentais.
Em uma simples salsicha que é feita com um mix de restos de carne de boi, frango e suína, podemos encontrar o focinho de um porco, coágulos de sangue de um frango, gordura do pescoço e restos de carne de boi como o cérebro, além de muito sal e corantes para disfarçar o sabor.
costela Um dos cortes mais consumidos de carne de porco, a costela é considerada por muitos a parte mais saborosa do animal.
lombo O lombo fica situado na parte de cima da espinha do animal. Para muitos, é considerada a peça suína mais suculenta. Por ser livre gorduras e ossos é, sem dúvida, uma carne nobre.
No pernil traseiro, o mais consumido, tem a alcatra, a picanha, o coxão duro, o coxão mole e o pé. Em cima, tem o carré, de onde são tirados a bisteca, o lombo e o filé mignon suíno, também chamado de filezinho. Abaixo do carré ficam a costela, a panceta, que é o bacon fresco, e a barriga, de onde sai o toucinho.
Reprodução. Os porcos fêmeas atingem a maturidade sexual aos 3–12 meses de idade e entram em cio ou estro a cada 18–24 dias se não forem fecundadas com sucesso. O período de gestação é de 1 dias. O estro dura de dois a três dias, e o período de receptividade da fêmea é chamada de standing heat.
Também o porco, porque tem unhas fendidas e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo. Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos". O leitor cristão poderá dizer: Ah, isso é o Antigo Testamento, a lei de Moisés…