Desde que é plantada, o Sobreiro demora cerca de 25 anos para que sua casca atinja a espessura ideal para a produção das rolhas. ... Além de originar a cortiça, o Sobreiro tem muitos outros papéis. Ele é uma espécie de carvalho (Quercus suber L.), cuja origem remonta há alguns milhões de anos.
Este é um sobreiro diferente da planície Alentejana, em Portugal, conhecido como o Sobreiro do Amor. ... Diz o povo que quem der um beijo à moda do Alentejo junto ao sobreiro, jamais se separará da pessoa amada!
cortiça Globo Rural | Rolha é o produto mais famoso feito com a cortiça extraída do sobreiro Assista online | Globoplay.
Usado na fabricação de rolhas e de peças de decoração, o material é 100% natural. Saiba mais sobre sua origem e modos de aplicação. Seja na rolha do vinho ou no painel de recados, a cortiça faz parte da vida das pessoas.
Nativo do sul da Europa e do norte da África, o sobreiro foi introduzido no Brasil, a princípio, apenas como espécie ornamental. Sua principal característica, no entanto, é a casca esponjosa pela qual a cultivam, em especial nos países do Mediterrâneo e na Califórnia, industrializada como cortiça.
O que poucos sabem é que a casca dessa árvore pode esconder um poderoso elemento para o tratamento de doenças gastrointestinais, como úlcera e gastrite.
Sobreiro Sobreiro é uma espécie de carvalho do qual se extrai a cortiça. Em Portugal, árvore é considerada a joia da agricultura.
Quercus suber O sobreiro (Quercus suber) não é a única espécie de árvore que dá cortiça mas só a cortiça do sobreiro permite fazer rolhas para engarrafar vinho, segundo um estudo divulgado esta quinta-feira.
As rolhas tradicionais são feitas com casca de árvore. Mas não de qualquer uma. Só o sobreiro, nativo da região mediterrânea, produz cortiça, a matéria-prima da rolha. É preciso que a árvore tenha no mínimo 40 anos para que se possa extrair a casca.
A cortiça é um material natural, extraído da casca do sobreiro ou do carvalho, muito comum em Portugal, país responsável pela maior fabricação de cortiças do mundo. Para a primeira extração dessa casca, é preciso esperar a arvore atingir, no mínimo, 25 anos de idade.