Em Ciência da Computação, algoritmo de fila simples, FIFO (do inglês: first in, first out, "primeiro a entrar, primeiro a sair", "PEPS") ou FCFS (do inglês: first come, first served, "primeiro a chegar, primeiro a ser servido") é um algoritmo de escalonamento para estruturas de dados do tipo fila.
O método FIFO é um sistema de armazenagem que trabalha conforme a sequência da entrada das mercadorias ao estoque, sempre priorizando o despacho daqueles lotes que chegaram antes. Como já diz o nome, First In First Out, ou seja, primeiro que entra, primeiro que sai.
Fila. A fila, ou queue como também é conhecida é uma estrutura de dados que implementa o conceito de FIFO (First-In, First-Out) ou "Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair". ... Nesta estrutura temos dois métodos principais, um para inserir um item na fila e outro para ler e remover o primeiro elemento.
Em um sistema preemptivo, o escalonador permite que cada tarefa seja executada por um determinado tempo. Se um processo não indicar explicitamente a troca de contexto (por exemplo, ao realizar uma operação de E/S), uma interrupção de tempo é disparada, e o sistema operacional troca o contexto para outro processo.
Um Escalonador de Processos é um subsistema do Sistema Operacional responsável por decidir o momento em que cada processo obterá a CPU. É utilizado algoritmos de escalonamento que estabelecem a lógica de tal decisão.
SJF é um algoritmo não-preemptivo. ... O escalonamento SJF é vantajoso por sua simplicidade e também porque minimiza o tempo médio que cada processo leva desde quando ele é criado até o fim de sua execução, incluindo aqui o tempo de espera entre o momento em que ele é criado e o momento em que é selecionado para executar.
FIFO é uma sigla para "First in, first out" ou "Primeiro a entrar, primeiro a sair". Trata-se de uma estratégia de gestão de estoque na qual os produtos que estão armazenados há mais tempo serão despachados primeiro aos consumidores.
FIFO: Primeiro a entrar, primeiro a sair De acordo com o método FIFO de administração de estoques, uma empresa assume que os itens mais antigos em estoque são os primeiros a serem vendidos – independentemente de quais unidades são realmente vendidas primeiro.
Uma fila é uma estrutura de dados dinâmica que admite remoção de elementos e inserção de novos objetos. Mais especificamente, uma fila (= queue) é uma estrutura sujeita à seguinte regra de operação: sempre que houver uma remoção, o elemento removido é o que está na estrutura há mais tempo.
São estruturas de dados do tipo LIFO (last-in first-out), onde o último elemento a ser inserido, será o primeiro a ser retirado. Assim, uma pilha permite acesso a apenas um item de dados - o último inserido. Para processar o penúltimo item inserido, deve-se remover o último.