Um registro feito na Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) revelou qual pode ser o próximo grande lançamento da fabricante DJI. ... Até o momento, a DJI não comentou oficialmente sobre o assunto.
No Vaticano é terminantemente proibido. Se o uso do drone for permitido no país, é preciso conhecer as suas regras de uso, tanto para voos recreativos quanto para comerciais ou corporativos.
Existem 2 maneiras de saber se seu Drone é homologado. A Primeira, e mais simples, é verificando se seu equipamento possui o selo da ANATEL no controle ou no equipamento. Se possuir este selo, significa que seu drone é Homologado. A Segunda é realizando uma consulta no site da ANATEL, neste link.
O primeiro passo é se cadastrar na plataforma SISANT. Para efetuar o cadastro, a plataforma exige algumas informações básicas como Nome do Proprietário, CPF, Endereço do Proprietário (CEP) e E-mail. Caso o drone pertença a uma empresa, você poderá também registrá-lo utilizando um CNPJ.
A homologação é um controle para se saber quem é o responsável por estar usando aquela frequência de rádio. A homologação é realizada na ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) através do Sistema Mosaico.
Os dois tipos (aeromodelos e RPA) só podem ser operados em áreas com no mínimo 30 metros horizontais de distância das pessoas não anuentes ou não envolvidas com a operação e cada piloto remoto só poderá operar um equipamento por vez. Para operar um aeromodelo, as normas da ANAC são bem simples!
Depois da certificação aprovada pela Anatel, é necessário que você registre o seu drone na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso o aparelho pese mais de 25kg, um Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) é exigido. Esse documento comprovará que você estará apto a pilotar o seu drone.
A consulta aos produtos certificados e homologados pela Anatel pode ser efetuada por meio da página Consulta de Produtos.
A maneira mais segura de consultar se determinado aparelho é certificado é obtendo o número de homologação que vem impresso, normalmente, na traseira do aparelho. Peça o código para o vendedor e digite no site para se certificar de que o produto passou pelos testes da Agência.