Ou seja, quando a empresa vende um produto ou serviço, deve registrar essa venda realizar a emissão da nota fiscal ao final desse processo. Logo, o faturamento nada mais é do que a soma de todas as vendas (tanto de produtos quanto de serviços) que uma empresa faz dentro de um determinado período.
É o valor que a empresa recebe pelas vendas de produtos ou prestação de serviços em um determinado período, considera-se como faturamento sempre que há uma venda e a emissão de nota, independente se essa venda seja recebida na hora ou não.
Para calcular o faturamento bruto da empresa (indústria, comércio e prestador de serviços) é necessário multiplicar o preço de venda do produto, mercadoria e/ou serviço pelo total de produtos, mercadorias e/ou serviços vendidos em determinado período.
O próprio nome já explica o seu significado: faturamento vem da palavra fatura. No Brasil, esta palavra é utilizada como sinônimo para "emissão de nota fiscal" e, portanto, consiste na soma de todas as notas emitidas para terceiros referentes aos produtos vendidos e/ou serviços prestados.
O conceito de faturamento real é muito simples, consistindo na soma de receitas que a sua indústria gera.
Essa técnica permite saber quanto foi seu lucro no último mês ou nos últimos 6 meses, por exemplo. Consequentemente, pode revelar o futuro do negócio e mostrar se ele está crescendo ou se está tendo prejuízos.
Faturar Pedido - Pedido de Venda. Para finalizar uma venda, o pedido de vendas precisa ser faturado, ou seja, transformado em Nota Fiscal ou Ordem de Entrega. Desta forma, escolha uma das opções para faturar o seu pedido: Gerar Nota Fiscal.
Como calcular o faturamento bruto O faturamento bruto é a conta mais simples: basta multiplicar o preço de venda do produto ou serviço pelo total de unidades vendidas no período escolhido. No caso, é preciso aplicar o cálculo a cada um dos produtos ou serviços vendidos para chegar ao valor total faturado pela empresa.
Faturamento líquido das atividades: é o resultado obtido depois que a receita total é reduzida por tributos e possíveis deduções. (-) Custos: as despesas necessárias aos serviços prestados e vendas feitas, como a compra de mercadoria e o gasto com materiais.