O período anterior a ela é definido como pré-menopausa ou transição menopausal; já a pós-menopausa é o tempo posterior à cessação dos ciclos menstruais. Quanto à perimenopausa, ela compreende toda a fase de transição e vai até um ano após a data da última menstruação.
Para confirmar a menopausa, o ginecologista indica a realização de alguns exames de sangue, como a dosagem de FSH, LH, prolactina. No caso de ser confirmada a menopausa, o médico pode recomendar que seja feita uma densitometria óssea para avaliar a parte óssea da mulher.
Dosagens hormonais: FSH, LH, progestagênio e estradiol. O primeiro hormônio a apresentar aumento significativo nos seus níveis circulantes é o FSH, pela baixa resposta dos ovários para manter o mesmo nível circulante inicial de estrogênio. A seguir, eleva-se o LH e, por último, o estrogênio começa a cair.
No início há uma ebulição nos hormônios femininos, que vão reduzindo com o passar do tempo. A idade média da menopausa da mulher brasileira é entre os 48 e 49 anos. E como mencionamos acima, a menopausa é uma data, que é quando ela teve sua última menstruação. Após isso, a mulher entra no período pós-menopausa.
Porém, ela pode durar qualquer período entre alguns meses a cerca de 8 anos (3, 6). Cerca de 1 em cada 10 pessoas pode vivenciar a transição de forma mais abrupta, com apenas alguns meses de irregularidade menstrual. Essas pessoas também tendem a relatar menos sintomas, como as ondas de calor (3).
Sintomas da Menopausa Precoce
Quais os valores normais de FSH? Nas mulheres pré-menopausa, o FSH é considerado normal até 12 mUI/mL na fase folicular do ciclo menstrual e entre 12 e 25 mUI/mL na fase lútea. Já em mulheres pós-menopausa, o FSH normalmente está acima de 30 mUI/mL. Nos homens, o valor de referência é de até 10 mUI/mL.
A menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher.
Na menopausa os valores de FSH estão mais elevados e os valores do estradiol podem estar dentro da faixa de normalidade, ou reduzido. O valor de beta-HCG está normal para mulheres não grávidas. Ou seja, o FSH é o principal marcador hormonal para a menopausa.