218), "experiência visual significa usar a visão [...] como meio de comunicação. Desta experiência visual surge a cultura surda representada pela língua de sinais, pelo modo de ser, de se expressar, de conhecer o mundo, de entrar nas artes, no conhecimento científico e acadêmico".
O primeiro artefato cultural do 'Povo Surdo' é a experiência visual; como possuem ausência de audição e de som, percebem o mundo por meio de seus olhos. ... O segundo é o artefato cultural linguístico, ou seja, a língua de sinais.
A VISUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS Nesse sentido, saber ler uma imagem demanda ter conhecimentos e sensibilidade para compreender como ela se apresenta, "como as imagens significam, como elas pensam, quais são os seus modos específicos de representar a realidade." (SANTAELLA, 2012, p.
De acordo com Strobel (2008), é correto afirmar. A comunidade surda é composta por surdos e ouvintes. Artes como dança, pintura, música, teatro e escultura são artefatos culturais do povo surdo. ... Nenhum surdo é igual ao outro, pois cada um tem sua própria cultura.
(CAMPELLO, 2008, p. ... Para Strobel (2008), essa experiência visual é um artefato cultural do povo surdo, ou seja, algo que "[...] na cultura [surda] constitui produções do sujeito que tem seu próprio modo de ser, ver, entender e transformar o mundo." (STROBEL, 2008, p. 37).
A Comunicação Total defende a utilização de inúmeros recursos linguísticos, tais como, a língua de sinais; linguagem oral; códigos manuais, entre outros. Todos eles são facilitadores de comunicação com as pessoas surdas, privilegiando a comunicação e a interação entre as línguas (orais e sinalizadas).
Portanto, essas produções culturais, denominadas de artefatos culturais, são: experiência visual, linguístico, familiar, literatura surda, artes visuais, vida social e esportiva, político e materiais.
O uso do termo engloba o tipo de artefato arqueológico, que é recuperado num sítio arqueológico; no entanto, os objetos criados pelo homem na sociedade moderna também são artefatos culturais. Por exemplo, em um contexto antropológico, uma televisão é um artefato da cultura moderna.
A cultura surda é o conjunto de características que tornam uma pessoa parte da comunidade surda ou do povo surdo, permitida principalmente pelo uso da língua de sinais. ... Semelhantemente, a cultura surda é uma forma de se orgulhar do modo de ser surdo e unir pessoas politicamente.