Realiza-se por carta do escrivão, encaminhada ao réu pelo Correio, com aviso de recepção. É forma de citação real, posto que depende de efetiva entrega da correspondência ao citando (art. ... Impõe o Código ao carteiro a obrigação de entregar a carta pessoalmente ao citando, de quem exigirá assinatura no recibo (art.
Foi comprovado que o réu foi citado para os devidos andamentos via Correios, com Aviso de Recebimento. ... A jurisprudência é pacífica em admitir a intimação de pessoa jurídica pelo correio, por meio de aviso de recebimento, com entrega da correspondência no endereço certo da empresa.
A citação será feita pelo correio para qualquer comarca do país, exceto: ... Deferida a citação pelo correio, o escrivão ou o chefe de secretaria remeterá ao citando cópias da petição inicial e do despacho do juiz e comunicará o prazo para resposta, o endereço do juízo e o respectivo cartório.
Deve ser feita por mandado, a ser cumprido por oficial de justiça, em determinados casos, como aqueles listados no art. 247 e em outros previstos em lei (inclusive no CPC, como se verá). O requerimento da citação por mandado, além das hipóteses referidas, deve ser devidamente justificado pelo autor.
Para expedir uma carta citatória através do AR digital, clique na opção "Expedir com AR Digital". ... Confira os dados da carta que será impressa pelos Correios e assine. Pronto! Após assinar digitalmente a carta citatória, o "carteiro virtual" as recolherá, automaticamente, no Sistema PROJUDI, e as imprimirá.
Com a entrada em vigor do Novo Código de Processo Civil, em 2016, revogou-se a regra anterior, e o artigo 247[2] instituiu a citação pelos correios como regra para todos os processos, sem vedação à sua utilização no processo de execução.
Ou seja, se você recebeu uma carta de citação, muito provavelmente alguém entrou com uma ação judicial contra você. ... O nome do documento pode variar de acordo com o Tribunal onde o processo se encontra, podendo ser: Carta de Citação, Mandado de Citação, Citação, Notificação PJe ou algo parecido.
Resumidamente, carta de citação nada mais é do que um documento oficial, emitido pela vara onde o processo se encontra (cível, do trabalho, criminal etc), para dar ciência ao réu (o destinatário da carta) que existe um processo contra ele e, assim, possibilitar que se defenda.
249, caput, do Novo CPC – citação por oficial de justiça. (1) Quando a citação por correios for frustrada ou for a previsão expressa em lei, contudo, poderá ser realizada, a citação por meio de oficial de justiça, nos moldes do art. 249 do CPC/2015.
A citação será pessoal, podendo, no entanto, ser feita na pessoa do representante legal ou do procurador do réu, do executado ou do interessado. ... Boa parte dos juízes, não considera que tal ato seja válido, visto a pessoa não ter sido citada pessoalmente e pode gerar o que chamamos de nulidade (ato inválido).