Olá, Células etmoidais extramurais são estruturas que se pneumatizam e se desenvolvem projetando-se externamente ao corpo do labirinto etmoidal.
Célula etmoidal supraorbital é a célula etmoidal que se estende na direção superolateral entre a parede medial da órbita e o teto do etmoide (Figura 9)(13).
o que quer dizer espessamento do revestimento mucoso no seio maxilar direito, de células etmoidais e no seio maxilar esquerdo? Quer dizer que a mucosa dos seios paranasais (espaços na face que contém ar e se comunicam com a cavidade do nariz) está espessada. Precisa ser avaliado de acordo com os seus sintomas.
Infundíbulo etmoidal é uma passagem superior e anteriormente ao hiato semilunar que recebe as aberturas de algumas células etmoidais anteriores e do seio frontal, através do ducto frontonasal. Este ducto pode também desembocar no recesso frontal do meato médio, situado na frente do infundíbulo.
O etmóide é um osso ímpar, simétrico e mediano que, juntamente com os ossos: frontal, parietal, temporal, occipital e esfenóide, contribuem para formar a cavidade craniana e algumas regiões comuns a face e ao crânio.
Osso esponjoso, ímpar, com numerosas cavidades ou seios, localizado na base do crânio entre as fossas nasais.
Sinusopatia significa inflamação dos seios da face. No seu caso o seio etmoidal (parte alta do nariz), esfenoidal (mais profundo) e seios maxilar (atrás das "bochechas"). Pode ocorrer obstrução nasal ou nariz entupido, secreção nasal ou descendo pela "garganta", dificuldade em sentir cheiro e outros.
O hiato semilunar é envolvido superiormente pela bulla etmoidal, lateralmente pela órbita, inferiormente pelo processo uncinado e medialmente comunica-se com o meato médio. Lateral e inferiormente, o hiato semilunar comunica-se com o infundíbulo.
O espessamento da mucosa caracteriza uma reação inflamatória resultante da hiperplasia da mucosa que reveste o seio maxilar. Anatomicamente, esta mucosa é tão fina, que, na imagem radiográfi- ca, somente a estrutura óssea é visível.
Os seios da face são áreas ocas dentro dos ossos da face que se comunicam com o nariz e são recobertos por uma fina mucosa. Qualquer irritação ou inflamação pode levar essa mucosa a ficar mais inchada, que é esse espessamento mucoso visto no exame.