A Microeconomia é a área que estuda o comportamento do econômico de cada grupo ou setor individualmente, como famílias, empresas, consumidores etc. Esse estudo permite analisar a tomada de decisão desses grupos, bem como sua relação com o uso dos recursos, preços, bens e serviços.
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.
Macroeconomia é uma área de conhecimento, dentro das Ciências Econômicas, que estuda a economia como um todo, isto é, os aspectos e características gerais do cenário econômico.
O objetivo do estudo de microeconomia é desenvolver a capacidade de analisar os resultados das interações entre agentes que agem estrategicamente, sejam os tomadores de decisão básicos do sistema econômico – empresas, famílias e indivíduos em setores específicos da economia –, seja de atores que atuam na esfera ...
Microeconomia é a área da economia que estuda o desempenho e o comportamento de cada setor individualmente. Ou seja, as famílias, as empresas, os consumidores, o comércio, dentre outros. Dessa forma, analisa as tomadas de decisões de cada uma dessas unidades em relação à utilização de recursos, preços, bens e serviços.
Também chamada Teoria de Preços, estuda o comportamento dos consumidores, produtores e o mercado onde estes interagem. A macroeconomia, por sua vez, estuda os fenômenos da economia em geral, identificando e medindo variáveis de forma conjunta: inflação, desemprego, crescimento econômico etc.
Também conhecida como a Teoria dos Preços, esta é a parte das Ciências Econômicas que estuda o fenômeno da formação dos preços dos bens de consumo e serviços, assim como os fatores de produção, a partir da analise de mercados específicos e do comportamento das unidades de consumo (os indivíduos, as famílias, etc).
Quais são os objetivos da macroeconomia? São quatro as principais metas da macroeconomia no Brasil: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário.
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.
Características da microeconomia analisa questões como: produto, oferta, demanda, preço de produtos, salários, dentre outros; estudo de baixo para cima, ou seja, estuda primeiro fatores pequenos e individuais para depois compreender o todo; analise de variáveis individuais.