O gerenciamento de estoque surge com a necessidade de controlar tudo que entra através da compra de produtos de diversos segmentos, visto que o mesmo sairá através de venda direta para o consumidor, portanto, neste período esses materiais que ficam nos depósitos ou no ambiente produtivo são considerados como estoque.
O estoque é criado para compensar diferenças de ritmo entre fornecimento e demanda. O desequilíbrio entre as taxas de fornecimento e de demanda levam a operação a diferentes tipos de estoque.
Previsão de Consumo. Indica o método de cálculo que deve ser considerado para determinar a necessidade de reposição dos materiais. Método: é obrigatória a escolha de um método de consumo: ... 2 - Previsão de vendas: o consumo será a somatória das quantidades de todas as previsões de venda existentes no período informado.
A previsão de demanda permite que a empresa saiba qual será a procura de seus produtos no futuro. Dessa forma, ela evita a possibilidade de ter superprodução e subprodução, ou seja, que não sobre e nem falte produtos para os revendedores, estoque ou canais de vendas.
Um bom controle de estoque permite ao gestor calcular o giro das mercadorias e aperfeiçoar o processo de compras, diminuindo a pressão sobre o capital de giro da empresa.
Reduz desperdícios e custos O acompanhamento de estoque elimina o excesso de produtos, o que, por consequência, reduz o número de furtos, avarias, vencimentos, produtos obsoletos ou parados, entre outros. Evitar esses contratempos implica reduzir consideravelmente os custos da empresa, tanto de tempo quanto financeiro.
A existência de estoques de segurança em uma unidade fabril, evita que o processo produtivo pare em caso de uma avaria, alimentando as máquinas subsequentes durante a reparação.
As técnicas de previsão do consumo podem ser classificadas em 3 grupos: a) Projeção: quantitativa e base no consumo passado; b) Explicação: quantitativa e base em técnicas matemáticas. c) Predileção: qualitativa e com base em opinião.
A seguir, entenda o que fazer para evitar que isso aconteça.
A gestão de demanda fundamentalmente tem a função de tentar prever o futuro do estoque de uma empresa. ... Essa gestão também está relacionada ao canal de comunicação do mercado, no poder de influência sobre a demanda, na capacidade de cumprir prazos, de priorizar e alocar os bens disponíveis.