A grau de obstrução da carótida é habitualmente classificado de acordo com percentual de obstrução da lúmen da artéria, ou seja, da parte interna da artéria por onde efetivamente passa o fluxo sanguíneo: Leve: obstrução de menos de 50% do lúmen. Moderado: obstrução de mais de 50% e menos de 70% do lúmen.
Estenose da carótida é uma obstrução, parcial ou total, da artéria carótida (normalmente a artéria carótida interna).
A estenose carótida é causada pelo acúmulo de placas de gorduras nas artérias carótidas, responsáveis por levar sangue ao cérebro. Esse processo de acúmulo de gorduras nas artérias carótidas é chamado de aterosclerose, que também pode ocorrer em outras partes do corpo.
A estenose carotídea ou estenose da carótida é uma doença que ocorre quando as artérias carótidas, se tornam estreitas, têm um aperto ou ficam obstruídas. Por norma, as artérias tornam-se obstruídas por placas de aterosclerose, impedindo o normal fluxo sanguíneo (passagem do sangue através das artérias).
Sintomas da Doença das Carótidas
Localizadas uma em cada lado do pescoço, as artérias carótidas têm uma função fundamental no organismo: a de levar sangue e oxigênio para o cérebro. Doenças como hipertensão, teor elevado de colesterol, diabetes e tabagismo estão entre os fatores de risco que podem provocar o entupimento dessas artérias.