Estou com esteatose hepatica de grau acentuado, o que devo fazer? Olá, isso significa que seu fígado está acumulando gordura. Este acúmulo de gordura pode ter várias causas como uso de álcool, hepatites virais e resistência à insulina.
Ela é reversível, mas precisa de empenho e perseverança. Dieta, modificação do estilo de vida, perda de peso, controle de colesterol e diabetes (se houver) são fundamentais. É essencial que tenha seguimento com um gastro-hepatologista, pois em alguns casos pode haver necessidade de medicamentos.
Os laudos costumam indicar esteatose hepática grau 1 (esteatose hepática leve) quando há pequeno acúmulo de gordura, esteatose hepática grau 2 quando há acúmulo moderado e esteatose hepática grau 3 quando há grande acúmulo de gordura no fígado.
A esteatose hepática, também conhecida fígado gordo, é uma situação em que há acúmulo de gordura no fígado devido a fatores genéticos, obesidade, diabetes do tipo 2 ou colesterol alto, por exemplo.
Causas: As esteatoses hepáticas podem ser classificadas em alcoólicas (provocadas pelo consumo excessivo de álcool) e não alcoólicas. Sobrepeso, diabetes, má nutrição, perda brusca de peso, gravidez, cirurgias e sedentarismo são fatores de risco para o aparecimento da esteatose hepática gordurosa não alcoólica.
9 remédios caseiros para gordura no fígado
A Esteatose hepática, popularmente conhecida como "Gordura no Fígado", é um problema de saúde que acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura. Sem sintomas claros, já atinge 30% da população brasileira.
Os exames vão indicar o grau de gordura no fígado: Grau 1 ou leve: quando há pequeno acúmulo de gordura. Grau 2: quando há um acúmulo moderado de gordura no fígado. Grau 3: quando ocorre grande acúmulo de gordura no fígado.