A empresa de estampagem é aquela que estará responsável por imprimir (estampar) a sequência alfanumérica (letras e números) nas placas PIV que serão emplacadas nos carros. Vale lembrar que para ser um estampador é necessário ter uma empresa (CNPJ).
O dono do veículo, então, recebe a autorização para estampagem da placa e fica livre para escolher o fornecedor – que podem ser conferidos no site do Detran de seu estado. Na emplacadora, o código de autorização de estampagem (AE) é conferido e vinculado ao QR Code e, após isso, a placa pode ser instalada.
As placas devem ser vendidas pelas estampadoras diretamente ao consumidor, sem o intermédio do Detran, como acontecia até então. O Detran é responsável por fazer apenas o registro do veículo e a emissão dos documentos. A partir daí, com o documento em mãos, o proprietário fica responsável por buscar uma estampadora.
AUTORIZAÇÃO DE ESTAMPAGEM É um serial numérico, localizado no canto superior esquerdo do documento CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), composto por 15 dígitos. Para solicitar seu emplacamento, é necessário o informe da serie de números descrita no documento.
Diferenças entre os chips O objetivo do Siniav é melhorar a fiscalização e a gestão do trânsito e da frota. Na prática, o chip é uma "placa eletrônica" para o carro, enviando informações por rádiofrequência sobre chassis, ano, modelo e placa, quando o veículo passa por antenas instaladas nas vias.
Você vai precisar de um CNPJ, ou seja, ter uma empresa constituída formalmente. Depois disso, deverá fazer o credenciamento no DETRAN. Feito o credenciamento, você passa a ter acesso ao sistema informatizado de emplacamento do DENATRAN.
Uma vez registrado o veículo, o CRV será expedido, o que permitirá seu emplacamento e a concessão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório.
Valor das placas Mercosul SP Valor do par de placas de identificação de carros, ônibus e caminhões: R$ 138,24. Valor placa avulsa ou de identificação de motocicletas: R$ 114,86.
Acessando o Portal de Serviços do DENATRAN, é possível consultar a situação do veículo com o código Renavam e a placa. Antes disso, no entanto, é necessário fazer um cadastro inserindo o CPF e criando uma senha.